
-
Arquitetos: Galeria Gabinete
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: La Navarra, Mipal, Weber, Weber Saint-Gobain

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Ponto C - Cultura e Criatividade não é apenas um novo espaço da cidade de Penafiel. É um espaço que veio contribuir para uma mudança no urbanismo da cidade. Uma nova entrada e uma nova relação com a zona sul, permitindo a possibilidade de expansão de uma forma estruturada, deixando cair a frase que durante anos ecoou como "a cidade da risca ao meio". Uma nova relação de proximidade com o centro histórico: o que era "atrás" é agora frente cuidada, voltada para a Praça de S. Martinho.


Esperando uma grande volumetria, e atendendo à diferença na topografia existente, esta esconde-se entre o esverdeado plantado e magnólias. É notória a presença do edifício antigo dando lugar a novas texturas e funções; no entanto, o que sobressai é a imposição da sua cor: o verde, esperando, com o tempo, confundir-se a cada dia que passa com a vegetação envolvente. A cortiça projetada é vista de forma diferente, dependendo do ângulo e da luminosidade, como se de várias interpretações de uma peça artística se tratasse.

O edifício desenvolve-se em quatro níveis. O piso -2, técnico, onde se situam as cargas e descargas sem colidir com outros percursos. Circuito autónomo, com capacidade de levar o que é preciso através de monta-cargas aos quatro níveis.

A seguir, piso -1 e piso 0 a servir o público. O piso 0, piso de entrada principal, diretamente ao foyer, mostra-nos a bilheteira e o acesso às duas salas disponíveis: o Auditório e a Casa da Caturra. Mais privado, ainda temos os camarins e o posto de segurança de todo o espaço. No piso -1 podemos contemplar o espaço de exposição, acedendo à cafetaria e à primeira plateia do auditório, bem como a uma relação direta com o jardim, auditório exterior e o percurso voltado para o Cavalum.

O piso 1, apenas técnico, com acesso direto ao catwalk do palco principal. Se a praça de receção remete para um tapete de boas-vindas que nos leva e preenche no interior, o auditório contrasta com o exterior e veste-se a rigor, onde o tom avermelhado aquece o lugar que está à sua espera.








































